domingo, 16 de março de 2008

ETAR

Acerca de três anos foi colocada esta placa perto da ponte de São Cristóvão dando a entender que iriam começar as obras de construção da estação de tratamento de águas residuais. Uma obra realmente muito necessária pois é uma vergonha que no ano de 2008 ainda haja esgotos a correr directamente para rios e ribeiras. No entanto, parece que se esqueceram de pôr um zero onde diz "Prazo de execução: 8 MESES", pois deveria dizer "Prazo de execução: 80 MESES". Quanto a mim, acho que esta placa não passa de publicidade enganosa, e os responsáveis deviam mandar tirá-la. Ou melhor ainda, que tal construírem uma ETAR como diz no cartaz??? No mínimo a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, devia espalhar uns comunicados ou uns folhetos à população de São Cristóvão a explicar o que se está a passar sobre este assunto. Aqui fica esta ideia, deixem a vossa opinião.

11 comentários:

Anônimo disse...

deixa estar que assim está bom, afinal os peixes tambem precisam de se alimentar. Ainda no passado fim de semana comi umas achagas gordinhas apanhadas na Toca da Moura...

O Farpas disse...

Para mim, dos temas referidos, até ao momento,
aqui no blog este é o que mais me inquieta, pois é um assunto que a todos da nossa aldeia devia preocupar. Já não bastasse a "merda" feita por galináceos e animais roedores, também temos a "merda" de toda a população, incluindo suínos, a despejar na nossa ribeira, um dos símbolos que o Brasão da Junta de Freguesia representa na forma de três burelas ondeladas de azul e prata. A nossa ribeira é muito importante para nós, quer para o melhoramento da qualidade de vida quer para o próprio ecossistema da nossa aldeia. Não consigo acreditar, como em pleno séc.XXI, haja este tipo de situações, que para a Câmara Municipal de Montemor já estará esquecido há muito. Se continuar assim, espero ver as três burelas com pequenos pontos castanhos a flutuar no Brasão, ficando a ribeira mais realista.
Abraço a todos,
O Farpas

Anônimo disse...

Sr. Farpas nao fale do que não sabe, no que a suiniculturas diz respeito a mais próxima é um exemplo ambiental reconhecido por muitos técnicos, a etar segundo me informei só não está construida por falta de licença emitida pelo governo no distrito. Há coisas que nem sempre são o que parecem, faça como eu primeiro recolha informação.

Anônimo disse...

Acho que o motivo pelo qual a ETAR ainda não foi construída é irrelevante O que interessa é que não está construída e foi colocado lá um cartaz.
Pode ser que para o ano, como há eleições, seja construída...

Anônimo disse...

O Srº do 3º Comentário podia colocar aqui a informação que recolheu sobre o assunto.
Não me estou a referir da informação sobre a higiene da suinicultura, porque essa (a mais próxima) sabemos que é muito limpinha, (e as menos próximas, será que também são). Estou-me a referir á ETAR…

(:zé:)

Anônimo disse...

Já passaram 15 dias e o Sr. do 3º comentário não diz o que sabe.... será que lhe cortaram o acesso á net?
Já os da Câmara/junta também andam calados, na volta são os mesmos.

:|zé|:

Anônimo disse...

Andava eu por aqui a passear na net, quando dei com este blog de um pseudo-sancristovense, porque se realmente soudesse tudo o que está a "travar" a construção da ETAR se calhar tinha ficado calado.
Aconselho vivamente a ir procurar o verdadeiro motivo para a referida obra ainda não ter arrancado.
o senhor por acaso já pensou que quem está a travar o inicio das obras é a CCDR Alentejo?
Não pensou nisso? Então informe-se.

Anônimo disse...

O senhor "ze" deve ser uma pessoa muito inteligente, mas ao mesmo tempo muito preguiçosa, já que em vez de ir procurar a resposta para a sua duvida em relação à Etar, está à espera que lhe digam o que é que se está a passar... o tempo que está aqui a escrever coisas sem conhecimento de causa e atacar outras pessoas, vá procurar as respostas às suas duvidas nos locais indicados.

Anônimo disse...

Por acaso também já ouvi falar sobre esse assunto da CCDR, mas como cada um diz o que quer, só acredita quem quer.
Seja lá como for, a merda continua a correr para a ribeira.
Talvez possa deixar aqui a sua morada, para que possamos canalizar os esgotos para lá, já que ficou tão indignado com o assunto.

Anônimo disse...

Bom dia,

Caro anónimo do comentário 7 e 8, eu podia ligar para as entidades competentes e pedir explicações. Mas não o vou fazer porque como diz sou preguiçoso, preferia que algum tão bem informado como o Sr. nos informasse a todos.
Em vez de andar a mandar bocas parvas, diga sff o que sabe.


:|zé|:

Anônimo disse...

Já que a conversa citada nos comentários, anda à volta da merda que flutua na vossa ribeira,seja ela dos esgotos ou dos higiénicos suinos das malditas SUINICULTURAS INTENSIVAS, que em má hora, a nossa diligente Cãmara - "sempre preocupada com a nossa qualidade de vida " - se dignou licenciar em todo o concelho aliás são os PONTOS NEGROS do nosso concelho "informo-vos que aqui no Escoural ainda há muita merda para ir por àgua abaixo pela ribeira do Escoural das ditas suiniculturas a que ainda não se conseguiu por cobro, porque aqui anda tudo constipado (sem cheiro) e com cataratas.É preciso pôr fim a esta impunidade de meia duzia poluir os cursos de àgua que são publicos. Basta!de tanta merda que só beneficia os bolsos dos hegiénicos merdosos e prejudica os eleitores! ... que vão votar nas autarquicas 2009.