domingo, 27 de dezembro de 2009

Derrocada em São Cristóvão

Já há muito tempo que se previa que este tipo de casas começasse a cair. Há cerca de duas ou três semanas, esta casa não resistiu mais ao mau tempo que se tem feito sentir e as paredes acabaram por ceder. Até é normal, visto ser uma casa já bastante idosa, o que não é normal, é os proprietários deste tipo de casa deixarem que isto aconteça. Esta parede caiu para dentro da estrada. Agora imaginem, que nessa altura alguém ia a passar ao pé da parede. Uma criança que ia para a catequese... um idoso que ia para o lar... uma senhora que ia levar flores ao cemitério... Se calhar é preciso acontecer uma desgraça para que se faça alguma coisa, é típico deste país. Esta foi apenas a primeira de muitas casas em São Cristóvão, que se encontram nestas condições, e que também vão acabar por cair se nada for feito. Visto os seus proprietários nada fazerem, resta esperar que não cause danos a ninguém...

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem toda a razão. Também eu me pergunto qual será o motivo porque casas que estão em eminente derrocada não serem recuperadas, seja vendidas na condição de não lhe colocarem portas de aluminio... sempre obtive a mesma respoata: ui é cá uma confusão de herdeiros.Será? assim se vai perdendo parte do património arquitectónico da aldeia. Na estrada que serve de acesso à minha casa existe um muro caído para cima da estrada e que ninguém se preocupa em remover e este caminho é público .Se olharmos com atenção mais casos de incúria existirão e nda se faz.RosaMªC.R.S.M.

Anônimo disse...

Senhora Rosa,
Será que já informou as autoridades competentes sobre a queda do muro?
E o dono desse mesmo muro, não faz nada?

Anônimo disse...

boa tarde anónimo que tão prontamente me respondeu, quais entidades? este ano quando foi colocado aquele tapete nalgumas ruas da aldeia as máquinas penso que a mando da junta vieram alisar aqui a estrada e limpar as ervas das valetas e tiveram que fazer um ligeiro desvio devido ao tal muro caído... O dono nem faço ideia quem seja, mas muitas vezes lá estão ovelhas ,para tal colocam uma rede entre as 2 partes do muro caído(simples).Mas faço aqui a minha "mes culpa" já deveria ter alertado a Junta pelo menos depois de arranjarem a estrada, tem toda a razão tal como você e todos nós,pssávamos pela casa prestes a cair com aquela oliveira centenária encavalitada no muro .Somos todos culpados eu vou seguir o seu conselho e mandar um mail à Vânia.Bom ano para si.Rosa MªC.R.S.M.

Anônimo disse...

D. Rosa,

A casa a que se refere e à qual dedicam esta foto maravilhosa, pertence realmente a muitos herdeiros. Que eu saiba, ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo, às ratas da Igreja, etc. Pelo que me contaram, a mesma foi apressadamente "legalizada" através de uma escritura de "uso capeão", penso que é assim que se escreve, para que depois, vejam o resultado que deu, dizerem que a dita pertence à tal Fabrica da Igreja. Já o meu grande amigo Pardalão, de vez em quando, lembrava sobre o paradeiro do tal tesouro da Igreja, que até agora ninguém soube responder. Vamos ver se o mesmo não vai acontecer a esta imagem de degradação, representativa da actual imagem dos que apregoam a Lei de Deus.

Ratatui