Um ecoparque zoológico vai "nascer" numa herdade do concelho alentejano de Montemor-o-Novo, estando previsto abrir ao público em 2013 e criar 80 postos de trabalho, num investimento superior a sete milhões de euros, anunciaram ontem os promotores. Denominado Zoopark, a nova infraestrutura vai ocupar 230 hectares da Herdade do Barrocal de Baixo, situada no município de Montemor-o-Novo, constituindo-se, segundo os promotores, como "única no país", por ser "o maior parque zoológico em Portugal" "A dimensão do parque é um dos factores que o diferencia da oferta até agora existente, bem como o facto de os animais poderem ser observados em espaços amplos, similares aos seus habitats naturais", adianta a empresa Naturamb, impulsionadora do projeto.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, destacou que o Zoopark pode "contribuir, não apenas para o desenvolvimento e crescimento do emprego no concelho, mas também para a própria região" do Alentejo.
"Quando a ideia nos foi apresentada interessou-nos de imediato, porque é um investimento muito significativo no concelho de Montemor-o-Novo, já que estamos a falar de um investimento de mais sete milhões de euros, e porque poderia traduzir-se na criação de muito postos de trabalho", disse o autarca alentejano.
Em tempos de crise, acrescentou, "este investimento é uma excelente notícia" para o município e é fruto "de um trabalho que foi desenvolvido ao longo de mais de um ano e que, finalmente, parece estar a concretizar-se".
Carlos Pinto de Sá considerou ainda que o projecto se diferencia "pelas suas características ambientais específicas", inserindo-se na "política turística sustentável que o município defende".
"O concelho de Montemor-o-Novo tem, do ponto de vista ambiental, características muito próprias que temos vindo procurar preservar e potenciar", afirmou, defendendo que "o desenvolvimento tem que ser feito com esta compatibilidade".
De acordo com os promotores, o Zoopark vai permitir aos visitantes contactar com diferentes espécies de animais selvagens, inseridos em vários ecossistemas, como florestas temperadas, Tropicais, Mediterrânicas e Savana, sendo que existem áreas que vão ser visitáveis a pé, de bicicleta e em transporte especializado.
Este parque vai oferecer ainda diversas estruturas de apoio, onde se destaca a criação de um hotel temático, restaurantes, cafetarias, parques infantis e uma quinta pedagógica, segundo os promotores.
O Zoopark tem como função a conservação das espécies ameaçadas, a promoção de oportunidades educativas diversificadas e a participação em projetos científicos de investigação, sendo que a maioria das espécies será proveniente de outros parques zoológicos.
IN "JORNAL DE NOTICIAS"