São Cristóvão vai acolher a "Caravana do Decrescimento".
O Decrescimento vai em tour ao seu próprio ritmo. São
4 dias para desfrutar a viagem entre Montemor-o-Novo e Lisboa, caminhando na
companhia de burros, viajando de bicicleta, de comboio ou barco, passando por
pequenas cidades, vilas ou aldeias, até ao destino final. Pelo caminho iremos
falar com associações locais, descobrir projectos ou as lutas que se realizaram
e se realizam nas várias localidades, e os desafios que se lhes colocam.
Esta Caravana serve de celebração da conclusão do
primeiro ciclo de cursos GROWL (Grow Less, Learn More - rede europeia dedicada
às temáticas do decrescimento) que têm tido lugar em vários países da Europa
entre Fevereiro de 2014 e Julho de 2015, e que termina agora em Montemor-o-Novo
(dias 8 a 12 de Julho de 2015), organizado por Oficinas do Convento e ISCTE.
A Caravana do Decrescimento está aberta a todos que
queiram participar e espera-se que sirva para que pessoas de diferentes partes
do mundo, com diferentes conhecimentos e experiências, possam ter tempo para
trocar ideias, aprender umas com as outras, o que estão a aplicar nas suas
localidades, regiões ou países, estreitar laços e possibilidades de
colaboração. Adicionalmente, haverá uma interacção forte com as populações a
visitar, para compreender os desafios que enfrentam e debater como é que o
decrescimento pode ser uma ferramenta interessante para as mesmas.
Itinerário
Quinta-Feira, 16 de Julho 2015
18:00 Ponto de encontro na entrada da Ecopista (antiga
estação ferroviária) de Montemor-o-Novo e introduçao ao passeio.
18:30 Partida a pé de Montemor-o-Novo.
21:00 Chegada à Torre da Gadanha (distância: 12,8 km),
jantar, e conversa sobre o Dorso Ecológico.
Sexta-feira, 17 de Julho 2015
07:30 Partida a pé da Torre da Gadanha, passeio pelo
campo até São Cristóvão.
10:30 Chegada a São Cristóvão.
16:00 Passeio pela aldeia (conhecer a aldeia e
descobrir o projecto Vivercor), conversa com comunidade local sobre desafios,
projectos em curso, entre outros.
20:00 Jantar.
21:00 em diante, Festas populares de São Cristóvão.
Sábado, 18 de Julho 2015
08:30 Partida de São Cristóvão de bicicleta.
11:00 Chegada, mergulho e almoço na barragem do Pego
do Altar, em Santa Susana (distância: 15 Km)
17:00 Partida de Santa Susana de Bicicleta.
20:00 Chegada a Alcácer do Sal (distância: 15 Km),
21:00 Jantar e conhecer projectos de Alcácer do Sal
(Associação Raízes, etc.)
Domingo, 19 de Julho 2015
09:15 - 10:10 Viagem em autocarro (Rodoviária do
Alentejo), Alcácer do Sal a Setubal.
10:10 Chegada a Setúbal, e conhecer projectos e lutas
(p.e. Luta contra a co-insineração, fracking, desTroi o Resort)
12:30 Almoço.
14:40 - 15:18
Viagem de Comboio Setubal - Barreiro.
15:55 - 16:30 Viagem de Barco, Barreiro - Lisboa
(Terreiro do Paço)
17:00 - 20:00 Percurso por Lisboa conhecendo vários
projectos (Habita, Casa da Achada, Gaia, e outras participaçoes a confirmar),
com lanche e conversas sobre decrescimento, gentrificação e o problema do
turismo, colonização e novas formas de coloniza, entre outras.
20:30 Jantar na Casa da Achada
Organização: Oficinas do Convento e GROWL (Grow Less,
Learn More)
Apoios e Participações: Camara Municipal de Alcácer do
Sal, Casa da Achada, Centro Hípico Dom Duarte, Federação Portuguesa de
Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), Gaia, Habita, Jornal O Mapa,
Junta de Freguesia de São Cristóvão, Raízes, Serra Verde (serraverde.pt), e
muitos outros.
Participação:
Qualquer pessoa se pode juntar a esta caravana por sua
própria iniciativa.
Caso queira poder aceder aos seguintes items de apoio
à Caravana (têm número limitado de vagas), deverá contactar a organização por
email:
- Campismo. A organização providenciará lugar para
campismo na Torre da Gadanha (16 de Julho), São Cristóvão (17 de Julho) e
Alcácer do Sal (18 de Julho) - vagas limitadas.
- Aluguer de bicicleta para a viagem entre São
Cristóvão e Alcácer do Sal, a 17 de Julho (25 euros). Reservar até dia 5 de
Julho!
- Registrar para viagem de autocarro de Alcácer do Sal
para Setubal.
- Refeições vegetarianas (sopa e prato principal),
para almoço e jantar dos vários dias (cada refeição a 5 euros)
Para tal, basta escrever para
growl-caravan@co-munity.net indicando em quais items se pretende registrar e em
que dias.
O que trazer:
Os participantes deverão trazer uma tenda, saco-cama,
colchão, sapatos confortáveis, protector solar, chapéu, e outros itens que
tornem a viagem mais confortável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário