terça-feira, 7 de março de 2017

Feriado Municipal no concelho de Montemor-o-Novo

É já amanhã, 8 de Março, que Montemor-o-Novo e as suas freguesias comemoram o Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, sendo por isso feriado municipal.
Por isso aqui deixo o convite para comemorar este feriado em Montemor-o-Novo com a seguinte programação:
Pelas 9h00 o Hastear das Bandeiras, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, no Largo dos Paços do Concelho.
Pelas 9h30, inicia-se  a 20ª Volta à Cidade de Montemor-o-Novo, um Passeio de Cicloturismo que tem concentração junto à sede do Grupo de Cicloturismo, na Rua Curvo Semedo, numa organização do Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo.
Às 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, realiza-se um dos momentos mais relevantes destas comemorações. A Câmara Municipal irá efetuar a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que terá intervenções na área da regeneração urbana e mobilidade na cidade de Montemor-o-Novo, de acordo com a candidatura já aprovada ao “Alentejo 2020”, uma iniciativa que inclui a apresentação do Projeto e estando prevista uma visita aos locais de intervenção.
Às 10h30, realiza-se uma Sessão de Movimento, no Parque Urbano, e às 11h00 tem lugar uma Pintura de Mural, no muro das antigas piscinas, iniciativas organizadas pelo MDM de Montemor-o-Novo.
Já da parte da tarde, pelas 14h30, tem lugar uma Sessão Evocativa do escritor montemorense João Carlos Alfacinha da Silva (Alface), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, seguindo-se descerrar de placa na casa onde nasceu o escritor (Rua do Poço Tapado, n.º4), evento organizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Grupo de Amigos de Montemor-o-Novo, com a colaboração da Theatron-Associação Cultural e da Livraria Fonte de Letras.
Na vertente religiosa, o ponto alto é a Procissão de S. João de Deus, que inicia às 16h00, da Igreja Matriz para o Hospital Infantil de S. João de Deus, seguida de Eucaristia.
Em termos musicais, destaque para o Concerto comemorativo do dia 8 de março, no Cineteatro Curvo Semedo, pelas 17h30, com a fadista Cuca Roseta. “Cuca Roseta é uma das mais marcantes e reconhecidas vozes do Fado da atualidade, que vê no fado a sua maior paixão e é essa mesma paixão que quer mostrar ao mundo. Com Cuca Roseta, tudo flui, tudo é encantador e o fado, esse, parecer ter mais vida.”
A programação inclui iniciativas que se prolongam até domingo, dia 12 de março, com destaque para as Comemorações do 29º aniversário de elevação a Cidade, dia 11 de março, e para a realização  do 17º Grande Prémio de Atletismo “Cidade de Montemor-o-Novo”, no domingo, 12 de março.
Recomenda-se, igualmente, uma visita ao Centro Interpretativo do Castelo, que assinala o seu 10.º aniversário. De 8 a 12 de março, as entradas são gratuitas e contemplam visita guiada.
Bom feriado.

Nenhum comentário: