domingo, 5 de julho de 2009

Voluntariado Jovem para as Florestas 2009

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo em parceria com os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo estão, uma vez mais, a receber inscrições para o Voluntariado Jovem para as Florestas 2009. Este voluntariado divide-se em duas equipas, uma equipa fixa de vigilância florestal e uma equipa móvel de vigilância florestal. Esta iniciativa pretende intervir na defesa da floresta contra incêndios, educação, informação, sensibilização e vigilância.
Agora que os jovens entram no período de férias, esta pode muito bem ser uma forma bastante útil de passar o tempo.
Deixo aqui algumas informações aos interessados.
Equipa Fixa de Vigilância Florestal
Requisitos para Selecção - Idade entre 18 e 30 anos. Funcionamento do Programa - De 1 de Julho a 30 de Setembro. Em períodos de 15 dias. Horários dos Turnos - Manhã: 09:00h às 14:30h. Tarde: 14:30 às 20:00h. Apoios - Subsidio diário de 12€, Equipamento individual e Seguro de acidentes pessoais. Inscrições e Informações - Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Município de Montemor-o-Novo - GPCS.
Equipa Móvel de Vigilância Florestal
Requisitos para Selecção - Idade entre 18 e 30 anos, preferencialmente com carta de condução. Funcionamento do Programa - De 1 de Julho a 30 de Setembro. Em períodos de 15 dias. Horários dos Turnos - Manhã: 09:00h às 14:30h. Tarde: 14:30 às 20:00h. Inscrições - Município de Montemor-o-Novo. www.cm-montemornovo.pt Formação - Kit primeira intervenção e extintores. Mapas e orientação. Condução defensiva e fora de estrada. Segurança e Primeiros Socorros. Apoios - Subsidio diário de 12€, Equipamento individual e Seguro de acidentes pessoais. Informações - Município de Montemor-o-Novo. Gabinete de Protecção Civil e Segurança, Tel: 266 898 100.

5 comentários:

zé disse...

Deviam incluir os miúdos a partir dos 10/12 anos, em vez de ficarem em casa a dormir até ás 13h e sem fazer nada, sempre conviviam com outras pessoas e aprendiam coisas interessantes. Alem de receberem algum para um pezinho de meia.

Anônimo disse...

concordo plenamente, mas não acho que crianças com essa tenra idade tenham a responsabilidade que poderá ser exigida para uma função destas.

Anônimo disse...

Caro amigo,

Então em que é que ficamos? Concorda plenamente, ou não???

O Pardalão

Anônimo disse...

Concordava se fosse uma coisa de menos responsabilidade.
Você acha que uma criança de 10/12 anos tem a capacidade de assumir tal responsabilidade?
Caso avistassem algum incêndio teriam a lucidez necessária para transmitir as informações necessárias?

zé disse...

Boas,
Os miúdos precisam de alguma responsabilidade, atenção que não estou a sugerir que se metam 4/5 miúdos sozinhos a vigiar uma floresta (seria de loucos), mas sim em grupos mistos com adultos.

Eles iriam adorar sentirem-se úteis.
E ao contrário do que o Sr. anónimo pensa, as crianças/adolescentes têm melhor sentido de responsabilidade do que alguns adultos. É preciso ocupá-los com estas actividades.