sábado, 17 de abril de 2010

X Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo

A aldeia de São Cristóvão vai, uma vez mais, acolher os romeiros que irão participar na X Romaria a Cavalo. A partida desta romaria será na próxima quarta-feira, dia 21 de Abril, na Moita com a chegada a Viana do Alentejo a 24 de Abril, e contará com centenas de romeiros e de cavalos. A chegada a São Cristóvão será na próxima sexta-feira, dia 23 de Abril, por volta das 17.30 horas, onde pernoitarão, partindo no dia seguinte para a ultima etapa desta romaria. Esta romaria é uma organização conjunta das Câmaras Municipais de Viana do Alentejo e da Moita em parceria com a Associação de Romeiros da Tradição Moitense e da Associação Equestre de Viana do Alentejo. De referir ainda, que a Romaria a Cavalo, Moita – Viana do Alentejo, veio retomar uma antiga tradição existente na vila da Moita, inicialmente de carácter religioso, que fazia deslocar centenas de romeiros com os seus animais a Viana do Alentejo, para que fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires (padroeira dos animais). Actualmente, a Romaria a Cavalo assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio e o divertimento entre as centenas de participantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro. Para quem quiser divertir-se um pouco, à noite podem contar com um baile no campo de futebol de São Cristóvão e com um bar organizado pelo Grupo União Sport Sancristovense. Esperemos que o tempo também ajude e que corra tudo bem. Ou pelo menos, melhor que no ano passado...

23 comentários:

Anônimo disse...

a romaria ja não é o que era, agora qualquer labrego tem um cavalo.

o alentejano

Anônimo disse...

Acho que este ano fico a beber os canecos em casa e alguem.

Sai mais barato e não corro o risco de levar uma marretada nos cornos.

Mas aconselho a verem a chegada e a partida dos respetivos romeiros.

Sem mais assuntos
O ze dos Bigodes

Unknown disse...

Há aqui em Viana algumas pessoas que afirmam que essa "tradição" tem dez anos e terá sido unicamente criada com o intuito de colorir o actual evento. Não sei se é verdade, seria interessante que nos esclarecessem com alguns dados históricos, nomeadamente com a indicação do nome da confraria que originalmente organizava a Romaria.
Cá esperamos os romeiros que esperamos realizem boa viagem, sem exageros, no respeito pelos seus semelhantes, nomeadamente os habitantes das localidades por onde passarão e pernoitarão; que prezem igualmente os animais que os transportam mas, fundamentalmente, que respeitem a fé em Deus.

Unknown disse...

Caso alguém saiba alguma coisa sobre o assunto (comentário acima), agradeço que o exponha aqui ou me envia a informação para: fontepaio@gmail.com

Muito Obrigado

Anônimo disse...

Fonte: a sua pergunta deveria ser enderessada á organisação da romaria.É pertinente mas nós aqui em S.Cristovão,a nivel de população em geral, não lhe sabemos dar essa informação.Apenas constatamos que de ano para ano se está a detriorar o comportamento dos participantes.Alcool misturado com falta de principios e maneiras .O nivel dos participantes está a raiar o "reles" o que era há anos atrás uma noite engraçada está a tornar-se um pesadêlo com tiros,garrafadas e ordinarices começadas pelos "romeiros".É muito triste garanto-lhe. Vem a Nossa Senhora numa charrete seguida de uns bêbados com rádio em altos berros a tocar "sambas"...Consegue imaginar? é de fugir.

Um sancristovense sempre ao seu dispor

Anônimo disse...

foi vergonhoso a acção que um dito senhor veterinário e filho das ditas "famílias de bem" fez na sexta-feira. para mim é simplesmente inacreditável a inoperância das nossas autoridades porque se trata da pessoa que é, mas caso tivesse sido eu, vulgo zé povinho, a fazer o mesmo e de certeza que teria tido consequências bem diferentes.
a nossa gnr e o seu comandante de posto são uma nódoa.
não bastava o cajó, se não agora também este a manchar o bom nome da nossa aldeia.
fique em montemor, pois cá não faz falta nenhuma.

Anônimo disse...

sabem que mais, o tempo em que se ocupavam as terras ilegalmente já acabou, os donos teem todo o direito de decidir o que fazer com as mesma uma vez que são os proprietários. tem de haver humildade e PEDIR autorização. coisa que não se fez.......

Anônimo disse...

mete lá o nome das bestas e conta a história poque assim ninguem percebe nada

Anônimo disse...

Desde de quando é preciso pedir autorização para poder passar numa estrada publica????

Anônimo disse...

concordo quando perguntam se é preciso pedir autorização para passar num caminho público?
com essa atitude estamos é a voltar ao tempo da ditadura.
pode ser que qualquer dia eu impeça um dos nosso cavaleiros de passar em frente à minha casa, porque se o veterinário pode ter esse direito eu também posso ou será que ele é mais do que qualquer outro cidadão?
mais uma vez fica demonstrada a falata de respeito que essa gente tem pelos outros.
mas as acções só ficam com quem as pratica.

Anônimo disse...

a história já é pública na aldeia e já se chegou ao ponto de se ameaçar pessoas por causa da romaria.
por este andar qualquer dia anda tudo à pazada.
o que vale é que se acontecer alguma coisa ao antónio toda a gente irá culpar o luís santa marta, pois foi lá levado pelo graxista ventoinha e depois ameaçou o rapaz.
mais uma desse senhor que se deve julgar dono do mundo ou que todas as pessoas se têm de vergar às suas vontades e não foi a primeira vez que arranjou chatices com pessoas da aldeia, é que à uns tempos largos foi com o rui do grémio (história também conhecida na aldeia) por causa da matilha dele não ir às montarias da associação de caçadores de santa susana em que o único culpado disso acontecer foi o seu matilheiro e mais um ou dois mafiosos que andavam com ele e que agora andam noutras matilhas.

Anônimo disse...

qualquer labrego e os novos ricos (falidos), mas que têm de manter o seu estatuto.

Anônimo disse...

Ora a estrada é publica e o sr. Santa Marta ( nao o quero ofender) nao tem nada que a bloquear com correntes e cadeados.
Segundo sei também no Sabado a tarde este dito Sr. Dtr teve a discutir com o nosso presidente da junta a porta do mesmo!

Este sr. nao é uma pessoa bem formada e de "boas familias?"

Anônimo disse...

Deve de pensar que por ser "rico" pode mandar, e culpar o presidente da junta por cosas que foram feitas por pessoas de fora, e que provavelmente ninguém vai voltar a ver. é pena que as pessoas de boas famílias e com estudos façam coisas destas, coisas piores que pessoas analfabetas como a na nossa terra, e que é impensável ofenderem e acossarem alguém.

Anônimo disse...

Sta. Marta, só conheço a Rua aqui em Lisboa!!!!

O Pardalão

Anônimo disse...

Pois essa história da matilha...quem é que quer o Olimpio numa montaria?!?!?!

Quando os cães agarravam um porco ele chegava la ao pé os cães fugiam com medo dele...isso nao é um matilheiro...talvez por isso é que ele teve de acabar com a matilha.

P.S- por pensarem que sao ricos pensam que os caes deles vão para onde eles querem!

Anônimo disse...

com tanta personagem e um enrredo que nunca mais acaba, já dava para uma peça de teatro... Sérgio mãos á obra!

Anônimo disse...

Essa história do Sta.Marta com o "Rui do gremio" nao é bem assim!
Mas isso também nao interessa nada, o que interessa é que esse homen nao presta!

Anônimo disse...

ele não presta, mas ele é boa... pelo menos era quando era professora

Anônimo disse...

amigo,
lamento desiludi-lo, mas actualmente não vale nadinha.

Anônimo disse...

Amigo Sancristovense,

Como activou a moderação de comentários, não percebo o porquê de não ter filtrado os "pensamentos" de 5 de Maio, que parecem completamente despropositados do tema. Interessa haver algum humor, agora a breijeirice aqui apresentada não dignifica o Blog.

O Pardalão

Anônimo disse...

Já pensaram que o dito "senhor doutor" pode ter alguma razão, não digo que o que ele fez ao António esteja correcto, mas na minha respectiva e do que me contaram talvez o António não devia ter feito o que fez, cortar os arames. Mas o St. Marta também não deveria ter-se armado e grandão, e fazer o que fez, . se tinha alguma coisa a declarar simplesmente devia ter-se dirigido de imediato a GNR.
Isto e a minha opinião.

ASS: uni-bal

Anônimo disse...

Mas não foi o António que cortou os arames, ele simplesmente abriu um portão.