sábado, 17 de maio de 2008

"José Adelino dos Santos e a resistência à ditadura”

No âmbito das “conversas no arquivo”, um ciclo de conferências e exposições, que está a ter lugar no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo até Setembro de 2008, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realiza no próximo dia 21 de Maio, quarta-feira, pelas 18h00, uma Conferência intitulada “José Adelino dos Santos e a resistência à ditadura”, pela Dr.ª Teresa Fonseca.

Recordamos que José Adelino dos Santos, um assalariado rural, foi assassinado a tiro pela GNR, durante uma manifestação em Montemor-o-Novo, a 23 de Junho de 1958, ou seja, há 50 anos.

“No dia 23 realizou-se uma concentração de cerca de 700 pessoas em frente à Câmara, de protesto e reivindicação por trabalho. A manifestação foi reprimida, tendo a GNR disparado sobre os presentes e ferido diversas pessoas, caindo morto José Adelino dos Santos. O funeral deste democrata constituiu uma grande manifestação de luto e protesto, com mais de 2.500 pessoas. As autoridades tentaram levar o corpo para o Escoural, para evitar o funeral em Montemor, mas a população opôs-se, sendo aquelas obrigadas a ceder”.

In “FASCISMO E ANTI-FASCISMO o exemplo de Montemor-o-novo”, Teresa Fonseca e Jorge Fonseca, 1994, edição União dos Resistentes Anti-Fascistas Portugueses

Nenhum comentário: