domingo, 13 de julho de 2008

A Nossa Terra Quer

Recebi recentemente um mail de um leitor do NOTICIAS DE SÃO CRISTÓVÃO, dando-me conhecimento de uma iniciativa criada pela SIC. Achei que era interessante publicar aqui alguma informação tirada do site da SIC.

A iniciativa 'A Nossa Terra Quer' destina-se a contribuir para a concretização de projectos que correspondam a aspirações e necessidades das populações locais. Os projectos poderão ser de âmbito social, cultural ou desportivo, apresentados por colectividades ou grupos de cidadãos. Os projectos pré-seleccionados serão avaliados por um júri que escolhe três por distrito. Depois de apresentados em reportagens na SIC, estes projectos serão sujeitos à votação do público que através do telefone elegerá os vencedores da iniciativa ‘A Nossa Terra Quer’. “A Nossa Terra Quer” aceitará projectos de âmbito social, cultural ou desportivo cujos parâmetros estão definidos no regulamento, pelo que a sua consulta é indispensável. Quanto mais bem documentada for a candidatura, mais possibilidades tem de passar à final. Quanto ao debate para apuramento dos vencedores, a concorrência promete ser renhida e vencerão não só os mais bem organizados, como os que mais entusiasmo e empenho colocarem na defesa dos seus projectos.

Datas limite para apresentação de candidaturas por distrito:

Fechado - Coimbra e Leiria 15 de Julho - Setúbal, Faro e Viseu 13 de Agosto - Aveiro e Lisboa 12 de Setembro - Beja e Évora 15 de Outubro - Portalegre e Santarém 14 de Novembro - Castelo Branco, Guarda e Bragança 12 de Dezembro - Vila Real e Porto 14 de Janeiro - Braga e Viana do Castelo 14 de Fevereiro - Açores e Madeira

Podem deixar aqui as vossas ideias, dizer o que acham que faz falta em São Cristóvão, tendo em conta que o orçamento não poderá ultrapassar os 30.000€. Deixo aqui o link para puderem tirar mais informações.

http://sic.aeiou.pt/online/sites%20sic/sicporportugal/anossaterraquer

6 comentários:

Anônimo disse...

" A Nossa Terra Precisa", (este devia ser o titulo). De lotes de terreno para fixar os nossos jovens e cativar os de fora (á imagem de outras freguesias).
Penso que este concurso é uma boa oportunidade para sensibilizar os responsáveis políticos do nosso Município/Freguesia sobre uma lacuna que daqui por uns anos será devastadora. Alguem com tempo e vontade precisa-se.

Anônimo disse...

Boas..Na minha opinião a Etar era uma boa proposta, mas já me noticiaram que o início da obra se irá realizar em breve, logo penso que não será necessário propor o projecto. A ideia de fixar jovens proposta pelo Zé é uma óptima proposta mas gostava que se fizesse entender melhor quanto aos lotes de terreno, ou seja, quais os objectivos, para o que serve,etc.
Abraço,
O Farpas

Anônimo disse...

o inteligencias raras o programa da sic é mais um reality show, ou um concurso de fins sociais (sic esperança)além disso as entidades publicas não se podem envolver em concursos ou sorteios. E neste país trinta mil euros não chega para o projecto técnico de nada...
mas algumas entidades em São Cristóvão podiam candidatar-se...

Anônimo disse...

No meu comentário não disse para as entidades públicas/politicas se envolverem. Disse que é preciso alguém com tempo, vontade e até coragem para avançar com o projecto deste tipo, a nível particular/colectivo. Com o objectivo de sensibilizar as entidades politicas.
Agora imaginem o que acontecia se um grupo de jovens da freguesia se unissem para desenvolver este projecto e o mesmo fosse escolhido?
Provavelmente estaria lançada a primeira pedra para o desenvolvimento/expansão da nossa terra. E o mais importante seria o facto das entidades politicas muitas vezes só actuarem por vergonha, e com a divulgação na televisão a vergonha vinha ao de cima e começam a trabalhar.

Em resposta ao Farpas - Os lotes de terreno servem para inverter a tendência de envelhecimento de São Cristóvão, que é o pior do Município. Se continuamos assim daqui por 20 anos temos a nossa terra com 200 habitantes, em que 150 são idosos reformados, 40 são trabalhadores (do Lar) , e 10 crianças. (isto é exagerado, mas é para perceberes o ponto de vista).

Anônimo disse...

Sim, eu isso percebi. Mas
os lotes são para os jovens os habitarem e formar e família ou para convivência?
Abraço,
O Farpas

Anônimo disse...

è facil perceber para k serve um loteamento, também é preciso dizer que não é solução para o envelhecimento do alentejo. Mas falta explicares como é que se fazem? Os terrenos são privados não há lei que os obrigue a lotear, apontas-lhe uma pistola?