domingo, 13 de junho de 2010

Encerramento da Escola de São Cristóvão?

Com a recente divulgação, por parte do governo, do encerramento de escolas em todo o país com menos de 21 alunos, também a escola de São Cristóvão entrou para esse rol. A escola primária de São Cristóvão tem cerca de 15 alunos e por isso o nosso governo acha que em vez de investir nesta escola mais vale fechar. Colocam-se os alunos , alguns com 6 anos, a sair de casa às sete horas da manhã para se deslocarem para Montemor-o-novo onde vão encontrar escolas sub-lotadas, devido ao encerramento de várias escolas das freguesias, e depois chegam a casa por volta das oito da noite, completamente estafados. Para além disto, vamos ficar com o edifício da escola abandonado, como muitas antigas escolas que se encontram nesse estado por todo o país. Mas como diz a nossa ministra da educação, tudo isto é para o bem das nossas crianças... Cabe agora à Junta de Freguesia de São Cristóvão, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Associação de Pais e Amigos de São Cristóvão e acima de tudo à população, lutar para que este cenário não aconteça. Relembro que há poucos anos conseguiu-se que o posto médico não encerra-se, o posto dos CTT também já correu o risco de fechar, agora é a vez de lutar pela "nossa" escola.

21 comentários:

Anônimo disse...

“…nosso governo acha que em vez de investir nesta escola mais vale fechar”
Investir no quê? Se não há crianças! Querem milagres?
Não há projecto de fixação de jovens? Logo não há crianças!


Para os meninos é melhor irem para Montemor, têm melhores condições de ensino (turmas de 20alunos todos do mesmo ano), e são acompanhados da porta de casa á porta da escola, sem risco.

“…depois chegam a casa por volta das oito da noite, completamente estafados.”
Isto não vai acontecer com os meninos da primária, como já disse são transportados pelo carro da junta/câmara da porta de casa á porta da escola. Dentro do horário escolar (9h, 15.30)

Anônimo disse...

Será que me podia explicar como é que se fazem turmas de 20 alunos em Montemor-o-Novo, se actualmente já existem turmas de 24 alunos?
Se não vai haver escolas novas em Montemor e vão receber mais alunos, não só de S. Cristóvão mas também das outras freguesias, só se começarem a ter aulas ao ar livre. O que neste país não me supreendia...
A escola de da nossa aldeia tem todas as condições para as crianças.
Em relação aos transportes, só um tolo é que pode acreditar que funciona como você diz.
É óbvio que nem a Câmara nem a Junta tem condições para assegurar todos os transportes.
E não me parece que haja dinheiro para comprar mais carrinhas e colocar mais funcionários.

"Investir no quê? Se não há crianças! Querem milagres?
Não há projecto de fixação de jovens? Logo não há crianças!"

Até pode ter razão mas é com o fecho de escolas que se fixam jovens?!
Com estas medidas nem jovens, nem os pais, que são obrigados a sair de aldeias como a nossa.

Anônimo disse...

Como é que alguém pode dizer que é melhor para as crianças irem para Montemor,não desejo isso a ninguém muito menos a crianças de 6 anos. Pois é eu sei do que falo, durante 8 anos fui todos os dias para Alcácer/Escola Secundária. Eu gostava de ver os filhos do sr. Primeiro Ministro e os netos da Ministra da Educação a fazer estes 40Km todos os dias para poderem frequentar a escola. Todas estas medidas levam a uma maior desertificação do País. Assim não vamos mesmo a lado nenhum.

Anônimo disse...

Não é com o fecho de escolas que se fixam jovens, mas é (era) com a fixação de jovens que se evita fechar escolas…

De que vale ter todas as condições na escola se não se investe em crianças? (loteamentos de terreno baratos para chamar jovens das cidades, e não deixar sair os da terra. Incentivos extra á natalidade, etc.)

Amigo do 2º comentário, SÓ UM TOLO pode permitir que o transporte dos meninos seja feito de outra forma. Nenhum pai/mãe no seu perfeito juízo vai deixar o seu filho (6/7/8/9/10 anos) abandonado em Montemor.

È evidente que a Câmara/Junta/Ministério da Educação, em conjunto, vão encontrar uma solução que sirvam os interesses dos nossos meninos.

Anônimo disse...

"È evidente que a Câmara/Junta/Ministério da Educação, em conjunto, vão encontrar uma solução que sirvam os interesses dos nossos meninos."

Será que também ainda acredita no Pai Natal???!!!

É de pessoas como você que o Sócrates gosta...

Tenho pena que queira isto para os seus filhos...

Anônimo disse...

Se querem fixar jovens, vão ao grémio que eles lá vende pregos...

Anônimo disse...

1ª post
já se interrogou se as autarquias conseguem suportar esses custos?
pelos vistos não gosta que o(a) seu (sua) ande na escola da nossa aldeia.

4º post
acho-o(a) muito optimista em relação a isto tudo e pelo que parece até está contente pela nossa escola fechar.
em relação aos loteamentos, porque não tenta, com a sua diplomacia e conversa fácil, chegar a um entendimento com os donos dos terrenos circundantes à nossa aldeia?
aposto que se o conseguir, toda a aldeia andará consigo nas palminhas das mãos, mas até lá não fale de assunto que não domina e desconhece.
toda a gente sabe que nem o santa marta nem o cajó querem vender terreno para fazer loteamentos municipais.
mas ainda lhe deixo aqui mais uma "piquena" ideia:
porque é que os proprietários de casa devolutas não as reconstroem e as alugam ou mesmo vender as referidas habitações?
já reparou na quantidade de casa dessas há no interior da aldeia?
acho muito mais interessante esta ideia e para mais existem apoios ao nível da câmara municipal para apoiar algumas destas recuperações, inseridas num programa que já foi apresentado e explicado aqui em são cristóvão, chamado mor-solidário.

acho uma pena esta decisão politica, é típica de alguém que não conhece o país real e limita-se a olhar o nosso Portugal pela janela de um gabinete do ministério da educação.
é triste se a escola onde eu andei fechar e por isso poderão ter a certeza que estarei ao lado de todos aqueles que querem manter a nossa escola a funcionar.
ao autor do 1º post, acho que com o seu comentário só lhe fica mal manter o(a) seu (sua) filho(a) na nossa escola e acho que o deveria ir matricular já em montemor, pois lá aprendem muito melhor no meio de uma turma de quase 30 alunos.

Anônimo disse...

é impossível os interesses dos nossos meninos serem servidos quando possivelmente terão de fazer mais de 40 km para irem estudar, pois só o facto de terem de fazer esta viagem todos os dias irá reduzir o seu aproveitamento e aumentar o cansaço físico e psíquico, para já não falar no ambiente totalmente diferente ao que se tem nestas escolas mais pequeninas.
fico triste por ainda haver alguém que prefere ver a nossa escola fechada em vez de lutar para que se mantenha aberta.
este alguém não pode gostar da aldeia de são cristóvão.

Anônimo disse...

Boa tarde,

É só para dizer que tenho imensa pena de não ser professor, pois garanto que se fosse os meus filhos passariam a ter aulas em casa e só iam à escola fazer os exames.
Mas, assim resta-me lutar com todas as minhas forças para manter a nossa escola aberta.

Anônimo disse...

Diplomacia e conversa fácil deve ter quem está á frente da Junta, e também assumir as responsabilidades do insucesso nas negociações (se é que há) dos terrenos. Eu nem me candidatei á junta nem tenciono faze-lo no futuro.

A escola vai fechar, é uma certeza, só não sabemos se é já no próximo ano lectivo ou daqui por 2 ou 3 anos.
É preciso encarar a realidade e encontrar a melhor solução para as crianças.

As crianças de Santa Susana também fazem 30km/dia para terem escola, são transportados pela câmara/junta local e acompanhadas por adultos da porta de casa á porta da escola. Alguém pode falar com os pais destes meninos para saberem como se processa e se as crianças têm problemas físicos e psíquicos?

Desculpem se tenho opinião contraria á maioria, mas dói-me o coração de me lembrar que no meu tempo haviam 3 salas cheias de crianças e agora é só uma…e está meia.

Um abraço e respeitem a minha opinião, mesmo que não concordem.

Anônimo disse...

eu vivo em montemor, a minha filha anda numa escola superlotada, se pudesse já estava aí ou noutra aldeia na escola, vivo a 1km da escola levo-a e trago sempre porque está no raio sem direito a transporte, que eu saiba nas freguesias todas são transportadas mesmo os maiores que estão já em montemor, na hora de almoço é 1 adulto para 30 e tal crianças, uns comem outros não, nas vossas escolas mesmo que seja 1 adulto são só 15 ou 20. Do bolso saiem me ainda uns milhares por ano para o atl até ás 18h. e voçes querem que os vossos venham pra montemor? que pais são voçes? todas as escolas do concelho estão em boas condições, tem internet, bibliotecas, cantinas mobiliário novo e estão na porta de casa, um telefonema e os pais vão em socorro, se for cá são 20 e tal km de São Cristóvão, já pensaram? há miudos cá a entrarem as 8h30 mesmo no vosso carro tem que se levantar 1h antes. já alguem perguntou ao socrates porque é que há milhoes para magalhães e uma escola que precisa de tostões tem de fechar. Tenho a certeza que muitos pais em montemor preferiam ter os fihos em escolas pequenas como essas mesmo que os 20 estivessem todos na mesma sala... foi assim comigo 30 anos atraz e cá estou. A geração dos nossos filhos terá um futuro muito pior "educado" que o que temos. Só um louco aceitaria essa situação

Anônimo disse...

boa tarde , depois de todos estes recados fica presente o seguinte, é óbvio que s aprende melhor e com muito mais qualidades com turmas regulares e em escolas maiores. Não basta fixar os jovens na aldeia se eles não têm onde trqabalhar, ou não procuram e esperam milagres... continuem a apoiar projectos para amigos do PS como, TGV e 3ª via sobre o tejo e novo aeroporto e depois admirem-se quando o sr Sócrates nos fechar escola, posto médico e por conseguinte deixar de funcionar a farmácia.Em terra onde não há pão todos ralham e ninguèm tem razão

Anônimo disse...

quer dizer que por s s.susana serem obrigados a estudar fora da aldeia os nossos também o são?
acho que por os outros estarem mal, não quer dizer que o resto também tenha de estar.
a nossa escola tem condições para os nossos meninos, mas mesmo assim ainda há quem apoie o ncerramento da escola.
isto só num país como o nosso.
p.s.- não se esqueçam que temos transportes públicos e nesta situação a junta só tem de transportar os meninos até ao autocarro, por isso desimaginem-se aqueles que pensam que as autarquias os irão levar e buscar ao portão da escola (terão de sair de s.cristóvão às 7 da manhã e depois chegar a casa às 8 da noite, nunca esquecendo que estamos a falar de meninos de 6/7/8/9 anos de idade).
tenho pena que alguns pais, com responsabilidade na nossa aldeia, não tenham estado na mesma reunião em que eu estive ontem na escola).
por aqui me fico com enorme tristeza só de pensar que a escola em que eu estudei poderá fechar e de saber que há pais que querem ver os seus meninos tão pequeninos air para montemor ou para a outra possibilidade que não podemos esquecer, que é santiago do escoural.
vamo-nos unir para manter a nossa escola aberta.

Anônimo disse...

"quer dizer que por s s.susana serem obrigados a estudar fora da aldeia os nossos também o são?
acho que por os outros estarem mal, não quer dizer que o resto também tenha de estar."

Estas 2 frases são de alguém desesperado e quem não sabe interpretar o que outros escrevem.
Já falou com os pais dos meninos de Santa Susana para saber se eles estão mal?

"terão de sair de s.cristóvão às 7 da manhã e depois chegar a casa às 8 da noite, "

Isto está errado, nenhum pai/mãe/junta/câmara vão permitir que isso aconteça. Podem dizer que sim mas é uma forma de pressionar para que haja manifestação.

"tenho pena que alguns pais, com responsabilidade na nossa aldeia, não tenham estado na mesma reunião em que eu estive ontem na escola"

Os presidentes em vez de pedirem para os pais se manifestarem deviam assumir as suas responsabilidades. São Cristóvão está a "morrer" ano após ano, nos próximos 10 anos vai desaparecer a CCAM, a GNR, os CTT...a ESCOLA.
Porque vemos outras freguesias a crescer e nós a "morrer"?

Anônimo disse...

Vamos deixar de demagogias! S.Cristóvão não é mais nem menos que todas as outras Freguesias do interior do País. Está provado que a qualidade do ensino praticado neste tipo de escolas com poucos alunos e turmas mistas, não é a mais indicada para os nossos jovens. Isto nada tem a ver com lotes de terreno mais baratos, etc. etc.. Cada vez mais o interior do País tende a ficar sem a sua população por falta de investimentos que criem emprego e riqueza. Este êxodo já se iniciou à muitas décadas, não tendo a ver com os tempos actuais.

O Pardalão

Anônimo disse...

mas porque é que a sociedade não assume também res+ponsabilidades para tentar melhorar a sua qualidade de vida?
acham bem que a escola encerre?
pois bem, deixem morrer esta merda toda de uma só vez e depois não venham dizer que gostam da vossa aldeia!

Anônimo disse...

Concordo com o Pardalão, não é um facto assim tão inesperado, tudo isto vem acontecendo há décadas.Fixar as pessoas no interior só vai ser possível com a criação de pequenas e médias empresas coisa que não agradaria a muitos que vêm nisso um pecado capitalista, obras públicas ! nas quais não tencionam trabalhar(até porque ficam longe) grandes empreendimentos megalomanos e as escolas , postos médicos e serviços sociais a fecharem.E não precisam de vir dizer"deixem esta merda toda..."´fechar os olhos á realidade é que é uma gaita.
É raro concordar com o Pardalão mas bateu bem a asa

Anônimo disse...

Considero imensamente triste que meninos e meninas de 5, 6 e mais anos, com uma escolinha perto de casa,com boas condições, tenham de se deslocar para tão longe, percorrendo uma estrada que considero perigosa e ficarem o dia todo fora. Quando chegam a casa, não têm capacidade intelectual para fazer os deveres.
Acho uma violência deslocarem crianças de 1º ano, cujo ingresso na escola por vezes é tão difícil e ainda mais estando tão longe de casa. É que na aldeia, se a criança adoece, depressa a mãe, o pai, ou a avó chegam junto a ela, e lá longe, como é?Nem todas as famílias têm transporte próprio.
Não ficará mais barato pagar o ordenado a um professor, em vez das despesas inerentes às deslocações diárias dessas crianças?
É que infelizmente ainda há muito professor no desemprego,que adorava dar aulas num local como esse.
A aldeia está a morrer...estão a calar o riso das crianças.

Anônimo disse...

Turmas de 20, só se integrarem alunos com Necessidades Educativas Especiais e agora nem todas as problemáticas dão redução de turma.
Turmas de 24 alunos, só no 1º ano de escolaridade, no 2º, 3º e 4º a turma fica completa com 25 alunos.
Isso dos transportes, faz-me desconfiar...cantas bem, mas não me alegras.
Ainda bem que no sítio onde vivo,os meus filhos felizmente não vão ter de passar por isso.
Boa sorte e força aos pais que terão de passar por esse martírio.

Anônimo disse...

uns posts atras referiram-se ao facto de que a aldeia precisa de loteamentos para fixarem os jovens.... Peço desculpa mas olhem para o lado Silveiras loteamentos, jovens e a escola tem 10 alunos.....vai fechar.... O que fixa os jovens é trabalho os loteamentos ajudam é certo mas por si só não chega....lamento

Anônimo disse...

é um trabalho que devia ter sido iniciado há 15 anos, agora é chorar sobre o leite derramado (ou assobiar para o lado e culpar o governo).