sábado, 29 de janeiro de 2011

Passeios DIAS TRANQUILOS 2011‏

Com o início de um novo ano, também a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresenta um novo semestre de Dias Tranquilos… Com o fim dos dias chuvosos e frios, não há desculpa para ficar em casa. Nas manhãs de sábado tem uma boa oportunidade de começar o fim-de-semana à (re) descoberta de percursos, paisagens em pleno Alentejo, e usufruir de autênticos “Dias Tranquilos”. Vamos dar continuidade ao tema da reciclagem, dar destaque à arte sacra de Montemor-o-Novo, assim como conhecer melhor as suas ruas através da poesia. Observar aves e aprender a fazer “vasculhos”, também fazem parte das nossas propostas mais tradicionais. Mais do que uma proposta de lazer, os “Dias Tranquilos”permitem a fruição entre a calma do Alentejo e a descoberta de roteiros que poderão ser apenas o início de um próximo passeio em família! Embora pense que não… há sempre algo mais a ver!!!
Deixo especial destaque para o passeio de 12 de Março, em São Cristóvão. Sáb. 05 de Fev.> Vamos descobrir para onde vão os nossos resíduos Tanto a palavra reciclar como a sua acção, fazem parte do nosso quotidiano. Mas, o que acontece depois de depositarmos os resíduos nos ecopontos? Para assegurar a qualidade exigida aos materiais recolhidos e a sua colocação nas indústrias recicladoras é imprescindível a existência de um centro de triagem. Em visita às instalações da GESAMB, venha descobrir como este funciona.
Sáb. 19 de Fev.> Compostagem com minhocas (vermicompostagem) Com orientação de João Bolila. A vermicompostagem, isto é, a compostagem realizada quase exclusivamente por minhocas, surge como opção simples de reciclar os restos de resíduos alimentares (cascas, gomos, …). É a transformação biológica de resíduos orgânicos, onde as minhocas actuam acelerando o processo de decomposição, resultando no mais valioso e natural adubo orgânico: o Húmus. Poupam-se recursos, preserva-se o ambiente, e aproveita-se para conhecer melhor este ser vivo.
Sáb. 12 de Março> Caminhada em São Cristóvão Esta localidade foi baptizada com o nome do Santo protector dos viajantes e motoristas. A nossa caminhada terá início por campos de montado, que encontraremos ao longo de todo o nosso percurso, ficando para trás o casario. Ao passarmos por pequenas quintas, damos de novo entrada na vila de São Cristóvão, para aqui podermos visitar as suas ruas e Igreja.
Sáb. 26 de Março>
Herdade da Amendoeira Nesta manhã de Sábado vamos ficar a conhecer esta propriedade que lhe permitirá desfrutar das suas paisagens diversificadas. Neste eco-turismo e turismo rural poderá visitar a queijaria e a destilaria Montemorense, onde se dá continuidade ao tão conhecido Poejo e Granito Montemorense. O mel e as compotas também merecem especial destaque. Com todas estas ofertas, não podemos deixar de, no final do passeio, usufruir de uma degustação de todos estes produtos na mercearia da Herdade, verdadeiramente tradicional.
Sáb. 9 de Abril> Descodificar as aves Com a orientação de Carlos Godinho. Por mais passeios que se faça para observar as aves, estes são sempre uma surpresa. Nunca se sabe o que se pode ou não ver. Como tal, não deixe de aproveitar esta manhã de Sábado à descoberta destas aves que são sempre uma incógnita nestas caminhadas.
Sáb. 30 de Abril> Passeio pedestre por Cortiçadas de Lavre Com orientação de João Martins. Segundo a tradição, o nome da localidade tem origem nas casas de cortiça que aí existiram. As mesmas eram destinadas, principalmente, a instalações de apoio à actividade agrícola. Com passeio pedestre em redor da paisagem de onde sobressaem, naturalmente, os sobreiros, vamos ficar a conhecer o que esta localidade nos pode oferecer.
Sáb. 14 de Maio> As ruas de Montemor e os seus poetas. Com orientação de Vitor Guita. Passear pelas ruas de Montemor-o-Novo, leva-nos sempre à descoberta de pequenos apontamentos que, com a azáfama do dia-a-dia, nos passam despercebidos. Com a chegada das manhãs em que as caminhadas são apetecíveis, vamos descodificar mistérios das ruas de Montemor através da poesia.
Sáb. 28 de Maio> Arte Sacra Com orientação de Augusto Moutinho Borges. Montemor-o-Novo é localidade que não merece que se passe por ela indiferente, na pressa de chegar a outros destinos. Por esse motivo, nesta manhã de Sábado, pare para poder visitar salas de arte sacra, e perceber a importância que esta teve e tem na história de Montemor-o-Novo.
Sáb. 18 de Junho> Vassouras do tempo das nossas avós Com orientação de Custódio Abelha e apoio de Juvenália Cantanhede. Vasculho, é o nome que se dá às vassouras feitas com diversas ervas do mato, usados em tempos para varrer as casas assim como os quintais. Como muitas outras, também esta tradição de ir para o campo colher as ervas e de seguida construir as nossas próprias vassouras, caiu em desuso. Nesta manhã de Sábado, vamos regressar no tempo, colher as nossas ervas, arranjá-las e com a ajuda de um canivete e arame construir cada um o nosso vasculho.
Horários: Os passeios têm início às 9h30 no Posto de Turismo, e duração de uma manhã. Os passeios dos dias 12 de Março e 30 de Abril terão a duração de um dia. Inscrições: devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio, mediante o pagamento de 5 euros por pessoa (a partir dos 12 anos). O passeio de dia 26 de Março terá um custo de 10 euros por participante. Inscrições e confirmações no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo. O número de participantes em cada passeio é limitado. Os passeios têm um limite mínimo de 10 participantes.
INFORMAÇÃO CEDIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Nova Direcção no G.U.S.S.

Decorreu no passado sábado, mais uma Assembleia-Geral do Grupo União Sport Sancristovense, para apresentação e votação do relatório de contas de 2010, informações e eleição de novos corpos gerentes. Tudo correu bem desta vez, e até se conseguiu formar uma nova direcção, com alguns sócios a terem a coragem necessária para ocupar os diversos cargos, se é que é preciso coragem para o fazer, pois na minha opinião basta apenas ter vontade e alguma disponibilidade, uma vez que neste momento o G.U.S.S., até se encontra bastante bem financeiramente. Aqui deixo a lista dos novos eleitos, com votos de muito boa sorte para o seu novo mandato e relembrando todos os sócios para ajudarem esta nova direcção, pois o G.U.S.S. é de todos os associados.
DIRECÇÃO:
Presidente - Sérgio Chorado Secretário - Rafael Carvalho Tesoureiro - Orlando Salvador 1.º Vogal - João Vagarinho 2.º Vogal - Marco Pinto
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Hélder Vagarinho 1.º Secretário - Manuel João Maçarico 2.º Secretário - Aldemiro Vagarinho
CONCELHO FISCAL:
Presidente - Luis Marcelino 1.º Secretário - Evaristo Silva 2.º Secretário - David Martins

domingo, 23 de janeiro de 2011

Resultados eleitorais do Concelho de Montemor-o-Novo

Para os interessados, aqui ficam os resultados eleitorais obtidos no Concelho de Montemor-o-Novo.
Para melhor visualização, clique na fotografia acima.
(Peço desculpa pela qualidade da imagem, mas foi o melhor que consegui obter)

Obra do Largo dos Correios concluída

O "Largo dos Correios" está, de novo e completamente, transitável. Depois de aqui ter noticiado em 28 de Novembro, o facto de se encontrar um enorme buraco neste sitio, devido ao desentupimento de um esgoto, o mesmo foi finalmente tapado. Só foi pena termos que esperar onze semanas para que se resolvesse o problema. Mas como dizia o outro, mais vale tarde que nunca...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COMUNICADO À POPULAÇÃO
ALERTA GERAL
''É obrigação das associações de bombeiros alertar as populações que abnegadamente servem para o que aí vem. A Administração do Estado, nomeadamente o Ministério da Saúde, pensando apenas nos aspectos economicistas para superar a crise do deficit orçamental, que, os próprios Governantes criaram ao longo dos anos, está dar uma machadada no Serviço Nacional de Saúde, logo com prejuízo directo e evidente para os Utentes, e de entre eles também para os mais desfavorecidos. A nossa Região/Distrito é pobre, vivendo a grande maioria das populações no activo, de vencimentos perto do ordenado mínimo nacional e os não activos, isto é, os reformados, de pensões de miséria. Perante todo este quadro cinzento a rondar o negro, o Ministério da Saúde, através dos seus braços armados – ARS, Hospitais, Centros de Saúde – procedem agora a restrições profundas na emissão de credenciais para o transporte de doentes. As consequências mais gravosas são, como é evidente, para os utentes que, em alguns casos, sem recursos económicos, irão deixar de ir a consultas e tratamentos, acelerando a sua morte o que, para os serviços é um bem, macabro mas real. Mas as consequências não são só para os desesperados dos utentes. As Associações de Bombeiros para onde, por incrível que pareça, a ARS e os Centros de Saúde empurram as pessoas – Utentes – indicando-as como a solução para o problema mas não pagando, vêm-se confrontadas com pessoas que necessitam de serviços e sem dinheiro para pagar, ficando com o odioso da questão. Nos últimos anos as Associações de Bombeiros, foram-se munindo de meios humanos e materiais para corresponderem, com prontidão e eficiência, às solicitações que da parte do Serviço Nacional de Saúde iam surgindo em catadupa. Compraram ambulâncias, empregaram pessoas e agora? Agora sem serviços, os gestores, também eles voluntários nas Associações, vão ser obrigados a vender parte desses meios, designadamente ambulâncias, e a despedir grande parte dos assalariados entretanto admitidos. Com tais medidas as Associações deixarão necessariamente de poder acudir a todas as chamadas de emergência ou não, não só para o Serviço Nacional de Saúde, mas também na própria segurança na área da protecção civil, por falta de bombeiros. E quando chegar o verão e os incêndios? Sem Bombeiros para os combater que fazer? E, se esta situação é gravosa, o que dizer do aumento de desemprego para o qual iremos contribuir com as agravantes resultantes dos despedimentos e a sua consequência económica para a vida das Associações. Tudo isto é inacreditável, mas real e com consequências gravíssimas para as populações. Numa altura em que o Associativismo está cada vez mais em decadência e o voluntariado em decréscimo, é dada esta machadada nos Bombeiros que assim ficam realmente em perigo. A situação é esta e as entidades e população em geral devem tomar as atitudes e os procedimentos que entenderem necessários tanto mais, que, a postura do Ministério da Saúde, tão depressa assina acordos e protocolos, como mais depressa ainda os viola, mantém agora uma atitude unilateral de força e intransigência não revendo a sua atitude face ao transporte de doentes não urgentes. Apelamos à compreensão e ao apoio das populações para com os seus Bombeiros.
Évora, 13 de Janeiro de 2011
A Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora

Nova Assembleia no G.U.S.S.

Depois de no sábado passado a Assembleia Geral do Grupo União Sport Sancristovense, não ter sortido qualquer efeito, uma vez que as contas referentes a 2010 não foram apresentadas, por complicações nas mesmas que a direcção não consegui-o resolver a tempo, ficou marcada nova Assembleia Geral para o próximo sábado, dia 22 de Janeiro com inicio para as 20.30 horas.
A ordem de trabalhos será a mesma que estava prevista na anterior convocatória.
De referir que na semana passada estavam presentes cerca de 15 sócios.
Seria importante que mais sócios comparecessem na Assembleia, pois esta casa é de todos sócios.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais 2011

No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, não se esqueça de votar.

Os candidatos às Eleições Presidenciais 2011 em Portugal são:

  • Fernando Nobre ( candidato independente);
  • Aníbal Cavaco Silva (candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP);
  • Defensor Moura (candidato independente);
  • Francisco Lopes (candidato apoiado pelo PCP e Partido Ecologista Os Verdes);
  • Manuel Alegre (candidato apoiado pelo PS e BE);
  • José Manuel Coelho (candidato do PND).

Para ser eleito, o candidato a Presidente da República tem de reunir mais de 50% dos votos. Caso nenhum dos candidatos obtenha maioria absoluta à primeira volta, agendar-se-à uma segunda volta com os dois candidatos mais votados.

Votar é não só um direito constitucionalmente garantido como um dever cívico de todo o cidadão com capacidade para tal.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Assembleia Geral Ordinária do G.U.S.S.

Vai realizar-se no próximo sábado, dia 15 de Janeiro pelas 20,30 horas, a Assembleia Geral Ordinária do Grupo União Sport Sancristovense, com a seguinte ordem de trabalhos: 1. Apresentação e aprovação do relatório de contas do Grupo União Sport Sancristovense referente ao ano de 2010; 2. Informações gerais; 3. Eleição de novos corpos gerentes para o ano de 2011. Se à hora marcada não houver numero suficiente de sócios, a mesma terá inicio uma hora depois com qualquer numero de sócios presentes. Deixo aqui o apelo aos sócios do Grupo União Sport Sancristovense, para que compareçam à referida Assembleia Geral, pois é do interesse de todos. Para além disso, é o sitio indicado para questionar, falar, opinar ou criticar os problemas ou outro tipo de situações que se passem na colectividade.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Novo entretenimento para alunos

Com o começo de mais um ano os alunos da escola de São Cristóvão ganharam um presente. Um novo entretenimento para a hora do recreio, trazido talvez pelo Pai Natal... Apesar da crise, e da ameaça de fecho da escola de São Cristóvão, a Junta de Freguesia continua a investir no futuro das nossa crianças proporcionando-lhes alguns momentos de alegria. Esperemos que não seja dinheiro atirado para a rua, porque o nosso governo em Setembro, gosta de encerrar umas escolas...