sábado, 10 de março de 2012

Contra a extinção de freguesias

Aqui fica a tomada de posição da Junta de Freguesia de São Cristóvão contra a lei apresentada pelo governo, da reforma da administração local. Esta lei é do interesse de todos e pode alterar muitas coisas no quotidiano de todas as pessoas.
Contra a extinção de freguesias
O Governo aprovou na Assembleia da República uma lei para impor ao povo e aos órgãos autárquicos do concelho a extinção das 2 freguesias urbanas e mais 2 freguesias rurais. As freguesias rurais a extinguir não são identificadas nem são explicados os critérios para essa extinção pelo que, neste momento, todas as freguesias do concelho estão em risco. São Cristóvão não é excepção e pode ser extinta!
O poder local democrático é indissociável da existência de órgãos próprios eleitos democraticamente, o serviço público de proximidade não tem preço, os gastos inerentes á sua deslocalização e afastamento das populações serão muito superiores para um pior serviço prestado.
O Governo, de forma antidemocrática, quer impor a nulidade do pronunciamento dos órgãos autárquicos (Assembleias de Freguesia, Câmaras e Assembleias Municipais) se estes se recusarem a colaborar com o governo na extinção das Freguesias; A extinção imposta de Freguesias retira às populações rurais o órgão do poder político mais próximo para a sua defesa e resolução de problemas, reduz autarcas eleitos, que hoje asseguram a ligação ás populações. Milhares de trabalhadores serão condenados ao despedimento. Serão aprofundadas as assimetrias, perdas na coesão territorial, social e económica, aumento da desertificação e dificuldades no acesso aos serviços públicos. A extinção de Freguesias não tem nenhuma influência no défice orçamental para o qual as Freguesias não contribuíram e pretende apenas reduzir a participação popular no Poder Local que foi conquistada com a liberdade e a democracia em Abril de 1974.
Assim, a Junta de Freguesia de São Cristóvão,
1. Rejeita liminarmente a proposta de lei do Governo que, sem qualquer fundamentação plausível, pretende extinguir 1/3 das Freguesias portuguesas; 2. Pronuncia-se, desde já, contra a extinção da Freguesia de São Cristóvão ou de qualquer outra no concelho de Montemor-o-Novo; 3. Manifesta solidariedade às populações a quem o Governo quer roubar as suas Freguesias; 4. Apela à mobilização das populações, usando todas as formas democráticas e constitucionais, para impedir a extinção das Freguesias e defender o Poder Local Democrático. 5. Dinamizará um abaixo-assinado contra a extinção da Freguesia de São Cristóvão.
São Cristóvão, Março 2012

19 comentários:

Anônimo disse...

Na lista que foi publicada e que penso que o autor deste texto não leu, não vinha indicada a Freguesia de S.Cristovão,1º porque as Freguesias que vão ser extintas têm um número de habitantes muito inferior ao da nossa aldeia.2º são sobretudo no Norte e Centro do País e sobretudo em zonas urbanas.Temos o caso de Évora que segundo ouvi em reunião da Assembleia Municipal de Montemor o Novo,em Évora, no mesmo edifício e creio até que no mesmo andar funcionam os serviços de 2 Juntas de Freguesia.S.Cristovão nunca esteve nem estará em risco de perder a Junta.
Rosa Mª C.R.S.Marques

sancristovense disse...

Cara Srª Rosa,
Peço-lhe que reveja a proposta de lei apresentada pelo PSD no parlamento.
O que acabou de dizer é o que foi apresentado no livro verde, mas a proposta em parlamento é totalmente diferente.
Segundo essa mesma lei, terão que ser extintas 2 freguesias rurais e 1 urbana no concelho de Montemor-o-Novo.

Cumprimentos,

O SANCRISTOVENSE

Anônimo disse...

Senhora Rosa está uns meses atrasada, está a falar do livro verde, esse já foi agora é a lei 44/12 sugiro que leia a enormidade do disparate que ela representa, tenho vergonha deste psd...

Anônimo disse...

Dª Rosa,

Anda um bocadinho desactualizada em relação ao que o seu PSD anda a fazer.
Actualmente terão de ser as Câmaras Municipais e as Assembleias Municipais a decidir quais as Juntas a encerrar e o "seu" Passos Coelho e o "seu" Miguel Relvas querem que se encerre 50% das freguesias urbanas e 25% das rurais no nosso Concelho.

Em caso de alguma dúvida, sugiro que pergunte a Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, que de certeza absoluta que é a pessoa melhor colocada para a esclarecer.

Anônimo disse...

Sempre disse que a pouco e pouco São Cristóvão está a "morrer". A Caixa Agricola, os CTT, a GNR dentro de uns anos desaparecem. A junta nunca pensei que fosse já...

Temos de nos adaptar a esta nova realidade. O pior ainda está para vir, infelismente.

Anônimo disse...

esqueci-me de incluir no comentario anterior a escola, mais ano menos ano acaba por fechar.
Por outro lado o lar de idosos têm uma lista de espera enorme.

Dentro de 20anos São Cristóvão está como a caeirinha :-(

Anônimo disse...

A solução não está na adaptação nem na resignação! A nova lei não indica quais as freguesias a extinguir nem os critérios para tal extinção por fusão portanto todas as freguesias estão em risco. Independentemente da nossa cor politica devemos estar unidos e lutar contra esta lei porque todas as freguesias são importantes!

Anônimo disse...

Mas como o Projecto de lei 44/72 não veio mencionado em lado algum e só conseguimos ter acesso ao dito depois de ler alguns argumentos e protestos de algumas JF, era impossivel eu, cidadã comum que não faço parte de nenhum orgão municipal o soubesse.Mesmo sob a cobardia do anonimato agradeço a pertinente explicação .Quando passar pelas horrendas e despropositadas rotundas que poluem este país e o concelho de Montemor ,apetrechadas de tremendas obras de arte(baratinhas claro) pense que esse dinheiro agora lhe dava jeito.
O "meu" PSD está apenas a fazer o que deveria ter sido feito há cem anos.E já agora meu e pelos vistos da maior parte dos portugueses.
RRosaMªC.R.S.M.

Anônimo disse...

D.Rosa, o Projecto de lei 44/72 é publico há muito tempo. Parece é que há pessoas que só encontram na internet e na comunicação social as coisas que lhe interessam...
O encerramento de freguesia, como o seu PSD quer apenas trará a liquidação da autonomia política, administrativa e financeira do Poder Local Democrático.
As Freguesias representam menos de 0,1% do Orçamento de Estado, têm saldo orçamental positivo, não contribuem para o endividamento e têm maior eficácia na aplicação dos dinheiros públicos para melhorar a vida das populações.
E deixe lá as rotundas em paz, que elas não tem culpa de nada.
Compreendo que se sinta bem com este governo, é feito à sua medida e de muitas outra pessoas, mas não queira atirar areia para os olhos de outra pessoas. São Cristóvão precisa de pessoas que defendam esta terra e não de pseudo-sancristovenses que apenas acham que isto por aqui é muito girinho para passar fins de semana e dos da terra são uns tolinhos...

Assinado

Cobarde Anónimo

Anônimo disse...

Explorar quem pouco ou nada tem e beneficiar os senhores poderosos, é esse a linha de orientação do seu PSD.
Infelizmente tenho de ser governado por gentinha sem o mínimo de noção do social...
Ainda tenho a esperança que isto mude um dia e deixem de tirar aos pobres para dar aos ricos e comecem a tirar aos ricos para dar aos pobres.

Você gosta de se identificar e há quem prefira ficar no anonimato, pois assim dá que pensar quem será que escreve e se quem escreve não será alguém que nos é muito próximo (é maravilha da liberdade de expressão, conquistada no dia 25 de Abril de 1974).

Anônimo disse...

portanto a grande amante dessa terra denominada Rosa Mª C.R.S. Marques é a favor da extinção da Freguesia de São Cristóvão. Só não percebo o que a senhora ganha com isso, nem mal lhe fizeram numa terra que é conhecida pelo acolhimento e simpatia das suas gentes. até percebo que não goste do autarca dessa junta, não do seu partido, mas estamos a falar de extinguir a freguesia não a junta de freguesia...

Anônimo disse...

D. Rosa,

Estou a ver que passou de uma pessoa "querida" a uma pessoa muito mal amada e mal vista na nossa aldeia, tudo devido aos seus comentários despropositados em relação a uma terra que nem sequer é a sua.
Talvez seja a hora certa de se restringir à sua insignificância, pois já deu para ver que ninguém gosta dos seus comentários políticos.
Por mim, e se calhar por muitos mais habitantes de São Cristóvão, pode voltar para o sítio de onde nunca devia ter saído, porque pessoas como você só ficam contentes é com a desgraça de quem não tem nada e mesmo o pouco que tem lho querem tirar (a sua Freguesia, os serviços existentes na mesma e os parcos recursos).
P.S.- Onde anda o candidato do seu PSD e eleito na Assembleia de Freguesia neste momento tão complicado?
Acho que deveria estar junto dos eleitores que o elegeram e defender a sua Terra ou será que o PSD não deixa?

Anônimo disse...

se percebi São Cristóvão vai ficar sem freguesia como os baldios ou o barranção, é isso?

Se for assim e passarmos para freguesia mais proxima será o escoural.

eu vou emigrar, escoralense nunca.

Anônimo disse...

Sinceramente pensei bastante se deveria ou não responder aos disparates que aqui vêm postados.1º como vêm de "anónimos" está tudo esclarecido.O/A anónimo que se refere ao facto de eu vir aqui aos fins de semana e férias e entende-se como "fofinho" , palavra que eu raramente emprego,é apenas uma pessoa ressabiada.Ainda bem para si ,se é que uma pessoa da aldeia, que eu e várias pessoas aqui possuímos 2ª moradia pois ajudamos quer comercialmente quer através dos devidos impostos para a aldeia, concelho, região.Quanto ao comentário estúpido e descabido acerca do Presidente da Junta, só mesmo como argumento de quem não tem a devida coragem de dar o nome e a cara, sei que ele sabe o que penso dele e se não sabe ,não são as patéticas afirmações aqui proferidas que o esclarecerão.
Quando me pergunta que mal me fez a junta de freguesia: só pode estar a delirar é-me irrelevante a JF ,como o é a jf onde habito.Deve , sendo de cá...questionar-se você se ela fez ou não algo pela aldeia.O que aqui comentei e reitero é que existem JF a mais e Municípios a mais neste país.O ordenamento territorial de Portugal é um disparate que ficará para a história.Quanto ao meu gosto ou não pela aldeia e suas pessoas, vão dar uma curva,gosto de quem gosto e independentemente da sua cor politica o facto é que fui a única que aqui assinou o seu comentário.Faço-o aqui, como o posso fazer nas vossas caras ,pauto-me pela seriedade e pela verdade esta é a minha.Não conseguem que veja a aldeia com outro olhar se não o da amizade ,se o não entendem paciência azar o vosso.Paciência para parvoices não tenho.Passar bem e não tenham medo de assinar o vosso nome ,porque o discurso na sua maioria descreve-os.

Rosa MªC.R.S.Marques

Anônimo disse...

D. Rosa, para quem diz que não tem tempo para parvoices e disparates, está a dar muita importância ao assunto.
Você tem a sua opinião sobre este assunto, tudo bem, não concordo mas respeito.
Mas é claro que ao vir aqui expôr essas suas opiniões está sugeita a ter que ler algumas verdades.
Quem anda à chuva molha-se...

Gostaria de deixar aqui uma pergunta.
Uma vez que os representantes do PSD do concelho de Montemor votaram, em Assembleia Municipal, a favor desta "bizarra" lei, será que os mesmos não terão vergonha na cara e nas próximas eleições autárquicas, caso não fechem as freguesias, candidatam-se à mesma?

Anônimo disse...

a resposta é simples: desde que haja tacho eles querem-no.

Anônimo disse...

olha o Mário agora deixou de ser o alvo! Há um substituo! e é uma senhora...agora é que se ve a inveja.
eh eh eh

Pardalão

Anônimo disse...

Boa noite,

Agradecia ao gato pingado que assinou o comentário de 30 de março às 11H25, por Pardalão não o voltasse a fazer. Arranje outro pseudonimo e, não brinque com assuntos sérios. A NOSSA Freguesia está muito acima de todas estas bacoradas.

O Pardalão

Anônimo disse...

concordo com o pardalão.

O pardaleco