"Montemor-o-Novo pretende contribuir para minimizar, no âmbito das suas limitadas responsabilidades e competências, o agravamento da situação social no concelho que atinge boa parte dos Montemorenses. Contudo, releva-se que ao avançar, entre outras, com um conjunto de propostas e iniciativas inovadoras, o Programa necessitará de uma monitorização eficaz que permita ir ajustando as medidas preconizadas à realidade social existente e à sua constante transformação.
Tal consciência traduz-se na assumpção de que, para além dos serviços municipais competentes, a participação activa, as opiniões, as críticas, as sugestões, as propostas das instituições locais, em particular as vocacionadas para a área social (com destaque para a Rede Social), e dos cidadãos será fundamental.
O Programa Integrado de Apoio Social “mor solidário” procura, ainda, uma intervenção que contribua para elevar, de forma sustentada, as condições e a qualidade de vida no concelho.
O Programa “mor solidário” inclui 6 eixos: I. Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS`s), Associações Humanitárias (AHs) e Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos (ARPI`s); II. Reforço da Acção Social Escolar; III. Concessão de bolsas de estudo de cariz social; IV. Inovar a habitação social; V. Melhoria das condições de habitabilidade; VI. Cartão Social “mor solidário”."
Informação cedida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário