domingo, 10 de agosto de 2008

Reciclagem

Embora já todos os sancristovenses devam saber, (ou quase todos) é cada vez mais importante fazer reciclagem, mais que não seja pelo nosso ambiente. No entanto, ainda muitas pessoas em São Cristóvão têm o péssimo hábito de colocar ao pé dos contentores do lixo, diversos objectos que não fazem parte da recolha de lixo doméstico. Como por exemplo, colchões, televisões, móveis, electrodomésticos, etc. Quantas, e quantas vezes nos deparamos com esta visão tão desagradável. Como tal, aproveito para deixar aqui algumas informações. O papel, as embalagens, o vidro, o plástico e o metal devem ser colocados no ecoponto, em São Cristóvão existem três colocados pela aldeia, é só escolher o que mais jeito lhe der. Mas atenção, não faça como algumas pessoas, os materiais são para colocar dentro do ecoponto e não ao seu lado. As pilhas também devem ser colocadas no recipiente vermelho colocado nos ecopontos, e para além destes, também existe um recipiente só para pilhas no Posto de Saúde de São Cristóvão. Caso tenha necessidade de se desfazer de objectos de grandes dimensões, como por exemplo os acima referidos, não os abandone junto ao contentor. Contacte a Junta de Freguesia de São Cristóvão, que esta fará a sua recolha de forma gratuita, colocando-os em contentores próprios para depois seguírem para a reciclagem. Na Junta de freguesia de São Cristóvão pode também entregar os seus tinteiros de impressoras, fax e outros, assim como telemóveis velhos. Para além de tudo isto, agora também já pode entregar o seu óleo de cozinhar num restaurante, que a AMI agradece, pois receberá donativos em troca do óleo recolhido. Como podem ver, não custa nada reciclar e manter a nossa aldeia limpa. Basta um pouco de força de vontade. Experimentem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Boas,
Ora aqui está uma boa notícia, já agora aproveito para acrescentar a seguinte informação, retirada do site iol.pt:
“Como contribuir
Quem quiser entregar os óleos alimentares usados, deverá guardá-los numa garrafa fechada e dirigir-se a um dos locais desta lista. **
Os restaurantes ou entidades que pretendam participar deverão utilizar o número de telefone 800 299 300.
Segundo a AMI, algumas autarquias vão ainda colocar oleões junto dos ecopontos para recolha de óleos alimentares usados.”
**Nas cidades mais próximas de São Cristóvão podem entregar nos seguintes locais:
Restaurante “Sabores da Avó” e “Café Caçador” em Alcácer do Sal
Restaurante Marisqueira “Catita” e Café “Os Arcos” em Montemor-o-Novo

Mais locais aqui:
http://multimedia.iol.pt/backoffice/oratvi/multimedia/doc/id/11571689//9


A noticia completa aqui:
http://diario.iol.pt/ambiente/oleo-de-girassol-biodiesel-ambiente-poluicao-petroleo-ami/972045-4070.html

Anônimo disse...

Venho por este meio felicitar o autor deste deste blog pela excelente noticia que aqui colocou, bem como o Sr. "Zé" que nos prestou outra informação complementar ao informar-nos dos locais que recebem os óleos alimentares domésticos.
Fico a aguardar mais informações complementares.

Unknown disse...

Olá, sou uma leitora assídua deste blog, e quero felicita-lo(a), porque o acho muito interessante e está sempre actualizado sobre as noticías da nossa terra.Após ter lido o comentário que dizia que podíamos entregar o óleo usado nalguns restaurante de Alcaçer e Montemor-o-Novo, fiquei muito contente, pois nunca sabia onde o pôr. Embora digam que não há coincidências encontrei o dono do Restaurante "Catita", na rua e perguntei-lhe se ele estava a receber o óleo,e senhor não sabia que a população podia lá ir entregar o dito. Aqui fica esta informação. Felicidades para o Blog.
Glicínia

Anônimo disse...

“Os restaurantes ou entidades que pretendam participar deverão utilizar o número de telefone 800 299 300.”

Segundo percebi quem quiser participar terá ligar para um número e inscrever-se.

O restaurante “Catita” está na lista, das duas uma, ou o gerente anda a dormir ou então inscreveu-se e não se lembra.

Mais uma vez indico a lista
http://multimedia.iol.pt/backoffice/oratvi/multimedia/doc/id/11571689//9

Anônimo disse...

http://multimedia.iol.pt/backoffice/oratvi/multimedia/doc/id/11571689//9

Anônimo disse...

http://multimedia.iol.pt/backoffice/oratvi/multimedia/doc/id/11571689//9